Nesta quarta-feira (9/6) foi realizada pela manhã, no formato on-line, uma reunião ordinária do Comitê Gestor de Área de Riscos - CGAR, com a participação das regionais: Industrial, Petrolândia, Sede, Eldorado e Riacho, além de vários órgãos da Prefeitura, para ouvir as demandas das regionais em relação às áreas de risco nos territórios.
Foram ouvidas as questões das regiões presentes, que demandaram intervenções da Defesa Civil e das secretarias de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH, para encaminhamento das ações e busca de soluções conjuntas nas áreas de risco.
Na Regional Industrial, a Defesa Civil foi acionada pelo Comitê de Fiscalização do Município de Contagem - Comfisc para realizar ação em uma empresa que está operando de forma irregular, próxima à Vila Barraginha, em uma área já classificada pela Defesa Civil como de risco alto e muito alto. Na reunião foi discutida a importância da atuação conjunta com a Semad e a SMDUH, que já acionaram a empresa.
Na Regional Petrolândia, foi solicitada a avaliação de uma área com erosão próxima à rua Palmeiras, no bairro Nascentes Imperiais, onde há um poste de luz com risco de queda, devido ao aumento da erosão. Foi discutida, também, a possibilidade de correção da erosão pela Semobs.
No bairro Icaivera, na rua Eruba, também será avaliada a construção da obra de muro de contenção por um morador, em uma área de remoção de casas.
Na Regional Sede, foram discutidos os encaminhamentos dados pela Prefeitura em relação à Vila Barroquinha, Campo do Ipiranga e Vila Epa. Para as vilas Epa e Barroquinha, foi informado que há projetos sendo desenvolvidos e o recurso assegurado de R$ 40 milhões para a realização das obras.
A Defesa Civil também alertou que, a partir de amanhã, estão previstas novas quedas de temperaturas na cidade, porém, não serão baixíssimas. As mínimas serão em torno de 12 graus. O órgão também informou que, de 19 de maio a 8 de junho, foram registradas 62 ocorrências e o atendimento de 44 solicitações em áreas de risco na cidade.
Participaram da reunião o coordenador do órgão, Renato Carlos da Silva, a assessora técnica, Valéria Cabral, a estagiária de pedagogia, Maria Luiza, representantes da Secretaria de Educação – Seduc, Semad, Semobs, Segov, SMDUH, Transcon, dentre outras secretarias.